___________________________________________________

Gente, a realidade é que o Relato de Experiência é um dos tipos de publicação científica mais versáteis, e que podemos desenvolver de forma autônoma. Digo isso porque não importa se você é graduando, mestrando, residente ou profissional de saúde, você possui vivências que podem ser relatadas e publicadas, tanto em eventos científicos (congressos, simpósios, seminários…) quanto em revistas! No vídeo acima eu compartilho com você todo o passo a passo para a construção de um Relato de Experiência, mas caso você prefira fazer a leitura, segue o mesmo passo a passo logo abaixo do vídeo!

 

O que é um Relato de Experiência?
___________________________________________________

O Relato de Experiência é texto científico de caráter narrativo, descritivo e reflexivo, a respeito de uma experiência que você tenha vivenciado e que tenha sido significativa para você e/ou para quem participou dela, e também para a literatura científica. E acredite, você tem essas vivências significativas! Você pode fazer relatos de experiências no formato de resumos simples, resumos expandidos, capítulos de livros ou artigos científicos, ou seja, pode publicar em congressos, livros ou periódicos científicos. 

Como construir um Relato de Experiência?
___________________________________________________

Vamos para os passos sobre como você pode construir um relato de experiência:

 

1º PASSO: Você precisa escolher uma experiência sua na graduação que foi significativa para você, que gerou aprendizagem para você e/ou para as pessoas que participaram dessa experiência!

 

Nós podemos relatar: experiências acadêmicas (ensino, extensão ou pesquisa), experiências assistenciais, situações profissionais que contribuam para a prática profissional, situações relacionadas à gestão e gerenciamento, entre outros. Vamos para alguns exemplos mais práticos:

Exemplo 1: em um estágio na unidade básica de saúde você realizou sala de espera, uma palestra, dinâmica ou roda de conversa com os usuários que estavam esperando atendimento. Isso pode ser utilizado!
Exemplo 2: você participou de um momento em uma aula, onde um profissional/professor realizou uma oficina ou dinâmica diferenciada, com uma metodologia diferente da tradicional, por exemplo, utilizou pedagogia da problematização, um momento em grupo que teve discussão de casos, momento com outros estudantes (de forma interprofissional) em grupo, momento de reflexão com dinâmica baseada em um modelo pedagógico… enfim, pode ser utilizado!
Exemplo 3: se você já foi monitor/a de uma disciplina, você pode redigir sobre essa experiência;
Exemplo 4: você participou de uma reunião de uma equipe hospitalar com diversos profissionais diferentes, que discutiram um único caso e prescreveram suas intervenções nesse paciente. É uma experiência também!
Exemplo 5: você pode escrever também sobre a sua relação como estagiário com o seu preceptor! A atuação do preceptor ou tutor do estágio;
Exemplo 6: você pode escrever sobre sua experiência como estagiário em uma ala hospitalar oncológica, por exemplo, em uma unidade de terapia intensiva…

Entenderam o que eu quis dizer com significativa? É uma vivência diferente do normal, que te fez refletir criticamente, que te fez agir diante de uma realidade, que fez você mudar seus pensamentos de alguma forma.

2º PASSO: Escolhida a vivência, você precisa relacionar um aspecto dessa experiência com a literatura científica! As informações que você colocará no texto, que vão respaldar a sua experiência, estão todas em artigos científicos publicados. Vamos ver isso nos exemplos que dei?

 

Exemplo 1: em um estágio na unidade básica de saúde você realizou sala de espera, uma palestra, dinâmica ou roda de conversa com os usuários que estavam esperando atendimento. Isso pode ser utilizado! Na literatura tem vários artigos falando sobre sala de espera, como pode contribuir para orientar/empoderar os usuários e como é um momento oportuno para realizar a educação em saúde.

Exemplo 2: você participou de um momento em uma aula, onde um profissional/professor realizou uma oficina ou dinâmica diferenciada, com uma metodologia diferente da tradicional, por exemplo, utilizou pedagogia da problematização, um momento em grupo que teve discussão de casos, momento com outros estudantes ( de forma interprofissional) em grupo, momento de reflexão com dinâmica baseada em um modelo pedagógico… enfim, pode ser utilizado! Você pode encontrar publicações relacionadas ao ensino, à metodologia ou a dinâmica utilizada. Publicações que falam sobre a necessidade de sairmos do ensino tradicional, a necessidade de estimular os alunos a refletirem criticamente. Exemplo: Se foi uma discussão de caso interprofissional, procure sobre isso no google acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo… que você irá encontrar, educação interprofissional está em alta!

Exemplo 3: se você já foi monitor/a de uma disciplina, você pode redigir sobre essa experiência. Existem várias publicações que falam sobre a experiência da monitoria para a formação do graduando.

Exemplo 4: você participou de uma reunião de uma equipe hospitalar com diversos profissionais diferentes, que discutiram um único caso e prescreveram suas intervenções nesse paciente. É uma experiência também! Há estudos que falam sobre a relevância da atuação interprofissional, como a qualidade da assistência é aprimorada com uma equipe que trabalha em equipe, respeita o papel do outro, se comunica e faz uma assistência centrada no paciente!

Exemplo 5: você pode escrever também sobre a sua relação como estagiário com o seu preceptor! A atuação do preceptor ou tutor do estágio; Há diversos estudos que falam sobre a atuação do preceptor e a importância do estágio para o graduando.
Exemplo 6: você pode escrever sobre sua experiência como estagiário em uma ala hospitalar oncológica, por exemplo, em uma unidade de terapia intensiva… Aqui você poderia voltar para os sentimentos e sensações que teve, por exemplo.

Vocês perceberam que não estou falando sobre nada muito específico? Que sempre cito sobre a literatura científica de um modo geral? Então, você irá observar qual o tema da sua experiência, qual a prática relacionada a esse tema que foi feita e como a literatura respalda a realização dessa prática. Quais os benefícios dessa experiência? Por que ela é importante?

Pronto, tendo ambas as coisas em mente (sua experiência e qual a literatura relacionada), você precisa estruturar ela no formato de um resumo ou artigo científico.

É importante que você observe se o evento ou revista permitem o envio de trabalhos do tipo Relato de Experiência.

Como exemplo, vamos pensar aqui na estrutura mais comum para construirmos um resumo de um relato de experiência para eventos científicos, que contém: introdução, objetivo, metodologia, resultados e considerações finais:

Introdução: aqui você irá contextualizar o tema de uma forma geral. Sobre o que irá falar? Do que se trata esse relato? Por que falar sobre isso? Razões que levaram você a relatar essa experiência.
Objetivo: aqui você explana o objetivo dessa publicação. Normalmente escrevemos o verbo do objetivo (relatar, descrever, explanar…), a experiência tal vivida por tais sujeitos. Por exemplo: Descrever uma experiência de estagiários… relatar uma vivência de estudantes…
Metodologia: você descreve como foi a experiência (de tal disciplina? Qual o período? Em qual cenário de prática?), quem participou (estudantes de quais profissões? Quantos? De qual período?), como foi o desenvolvimento (como ocorreu?), e qual a perspectiva teórica que você vai utilizar para discutir seus resultados (qual a temática identificada na literatura? Educação interprofissional? Educação em saúde? Trabalho em equipe? Formação de graduandos?).
Resultados: quais os resultados da experiência? Qual foi a sua expectativa e o que foi vivenciado? Houve descobertas? Facilidades? Dificuldades? Lições aprendidas…?
Considerações finais: encerramento; o que se conclui com sua experiência e com o relacionado na literatura?

Dica de Ouro
___________________________________________________

Ressalto que aqui eu trago ideias e exemplos para vocês! Existem várias formas para o registro de um relato de experiência, e a gente consegue aprender sobre e adquirir prática fazendo e lendo outros relatos de experiências publicados em revistas! Então que tal pesquisar na Biblioteca Virtual em Saúde artigos do tipo relato de experiência? É só colocar na busca “Relato de Experiência” (com as aspas) para encontrar artigos do tipo Relato de Experiência! Assim, você já consegue ter acesso até às revistas que aceitam Relatos de Experiências!

Dessa forma, você consegue ter ideias sobre como escrever um objetivo, uma metodologia, como apresentar os resultados e tudo mais!

Caso você deseje se aprofundar mais sobre o passo a passo para construir um Relato de Experiência, eu tenho um e-book que te guio na construção do seu relato em cinco passos! Junto com o e-book, você recebe também uma aula que eu conto como potencializar a metodologia do seu relato de experiência!

Caso você tenha interesse, clique na imagem abaixo:

Relato de experiência
E-book + Aulão Relato de Experiência

 

Espero que essas dicas tenham te ajudado!