O que é o Fluxograma PRISMA?
_______________________________
O fluxograma PRISMA está dentro das Recomendações PRISMA – Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises. Essa recomendação foi escrita por um grupo de pesquisadores no Canadá, com o objetivo de ajudar nós autores a escrever o relatório final (artigo científico, dissertação, tese, e etc.) da nossa revisão sistemática da melhor forma.
A recomendação PRISMA inclui uma declaração sobre o PRISMA, um checklist com 27 itens que guia a escrita de uma revisão sistemática, o fluxograma e um artigo que explica detalhadamente o checklist e fluxograma. Nós temos a recomendação PRISMA 2009, que foi atualizada em 2020.
O fluxograma PRISMA é uma representação de todo o processo de busca e seleção dos artigos e documentos nas bases de dados, desde o início, determinando a quantidade de artigos recuperados com a aplicação das estratégias de busca em cada base, até o fim, delimitando a quantidade de artigos que ficou na nossa amostra da revisão.
Apesar de ter sido orientado especificamente para revisões sistemáticas, os autores também têm utilizado o fluxograma PRISMA, seja uma versão adaptada ou original, na revisão integrativa da literatura.
A seguir, apresento para vocês o Fluxograma PRISMA 2009 e o 2020:
No fluxograma PRISMA 2020, as partes roxas são de preenchimento obrigatório. As partes em cinza só devem ser preenchidas se aplicável. Infelizmente ainda não há uma tradução oficial do fluxograma PRISMA 2020. Na imagem, o “report” pode ser um artigo de jornal, pré-impressão, resumo de conferência, entrada de registo de estudo, relatório de estudo clínico, dissertação, manuscrito não publicado, relatório governamental ou qualquer outro documento que forneça informação relevante.
Considerações importantes para você construir seu fluxograma PRISMA:
_______________________________
No seu fluxograma, você precisa colocar:
- o número de artigos encontrados;
- número de artigos excluídos antes do rastreio (por ser duplicado ou removido com aplicação dos filtros);
- artigos rastreados (leitura do título ou título e resumo);
- artigos excluídos no rastreio;
- artigos para leitura do texto completo;
- artigos excluídos na leitura do texto completo;
- número de estudos incluídos na amostra.
- Grande parte das revistas coloca como obrigatória a presença do fluxograma no artigo científico de revisão;
- Especificar a quantidade de artigos/documentos recuperados em cada base de dados é interessante, mas não obrigatório.
Para revisões integrativas, você pode adaptar o fluxograma PRISMA da forma que você quiser. Exemplos de adaptações:
A dica principal é você anotar todo o seu processo de busca e seleção dos artigos em cada base desde o princípio. Sugiro a realização de uma planilha excel com diferentes abas:
- ABA 1 – data da busca, nome da base de dados, estratégia de busca, número de artigos recuperados, número de artigos recuperados com a aplicação de cada filtro (critérios de inclusão);
- ABA 2 para leitura do título e resumo – título do artigo, link de acesso, se entra ou não para a leitura do texto completo e justificativa para não entrar na leitura do texto completo;
- ABA 3 para leitura do texto completo – título do artigo, link de acesso, se entra ou não na sua amostra de estudos a partir da leitura do texto completo e justificativa para não entrar na sua amostra de estudos;
- ABA 4 para extração dos dados – ID do artigo, título do artigo, referência do artigo e dados que compõem seu instrumento de extração. Sugiro que a aba 3 e a 4 sejam preenchidas comitantemente, conforme você realiza a leitura do texto completo.
Modelo de planilha para esse próximo: clique aqui.
Essa organização te auxiliará no preenchimento do seu fluxograma PRISMA no momento da escrita da sua revisão.
Assista ao conteúdo acima em vídeo clicando aqui.
Indicação de site para montar seu fluxograma PRISMA: https://www.lucidchart.com/pages/pt/exemplos/fluxograma-online
Site do PRISMA com todas as orientações – http://www.prisma-statement.org/
Declaração PRISMA – The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Fluxograma PRISMA 2020 em inglês: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/FlowDiagram
Gerador de fluxograma PRISMA 2020 em inglês: https://www.eshackathon.org/software/PRISMA2020.html
Checklist PRISMA 2020 em inglês: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/Checklist
Tradução para o português das recomendações PRISMA 2009, incluindo checklist e fluxograma: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
Oi Camila, tudo bem? gostei muito do conteúdo, mas estou com uma dúvida nessa parte que tem no modelo novo do fluxograma que é “registo” o que seria?
Olá Polyanne! “Registros” são as produções que você irá levantar e analisar! Podem ser artigos, teses, monografias, livros… o PRISMA intitula de “registros”
Camila,você pode me enviar o seu email?
Claro Sandra
Você pode enviar mensagem para o e-mail: atendimento.camila.mendes@gmail.com
Excelente resumo
Obrigada pelo seu feedback!
Parabéns por compartilhar o conhecimento. Fico muito feliz em ver colegas Enfermeiros que se preocupam também com a formação dos outros. Estou fazendo grande proveito do seu material, novamente parabéns e continue firme.
Muito obrigada Francisco!
Essa iniciativa é maravilhosa , obrg pelo seu trabalho e empenho nessa disseminação do conhecimento!
Muito obrigada Simone!
Olá, Camila!
Encontrei seu vídeo no Youtube para entender melhor o PRISMA.
Queria te dar os parabéns, além de hiper simpática você tem uma excelente didática.
Agradeço sua disponibilidade em compartilhar seu conhecimento.
Um abraço!
Glísia
Fico muito feliz de saber Glisia! Obrigada
Excelente explicação, Camila! Por ser simples e objetiva, ajudou-me bastante, já que estou na graduação (na UPE, inclusive) e tenho certeza que vai ajudar mais pessoas. Já estou indicando seu site e canal no YouTube para outras pessoas. Sucesso!
Muito obrigada Moama!